Como criar cardápio semanal para seu restaurante.

Como criar cardápio semanal para seu restaurante.

O cardápio, sendo ele fixo ou um cardápio semanal, é a alma de qualquer estabelecimento. Sem opções no menu, o restaurante não consegue alcançar destaque.

cardápio semanal

Um cardápio, é a essência do seu estabelecimento, através de um cardápio semanal ou fixo, é apresentado ao cliente o que você a oferecer.

Para começar, você precisa desenvolver um menu que apoie e se relacione com a sua marca e o principal, que é atender as expectativas de seus clientes.

O cuidado e dedicação, devem ser ainda maiores, quando são cardápios semanais, uma vez que, todos os dias, o estabelecimento precisa apresentar um prato diferente para o consumidor.

A disposição correta de todas as opções, facilita a leitura e a escolha, porém a fonte escolhida, o layout, as imagens e todas as demais características também devem ser trabalhadas cuidadosamente, afinal, o cardápio é um dos principais itens que irá representar seu negócio, e muitas vezes ajudará a formar a opinião do cliente em relação a primeira impressão que tem do local que ele escolheu para se alimentar.

A importância de um cardápio semanal para o restaurante.

Orçamento e compras:

Quando você está começando o planejamento do seu estabelecimento, seu menu deve ser o primeiro instrumento que vai te auxiliar a definir quais alimentos você irá precisar investir, a probabilidade de gastos das mercadorias comercializadas e quais a quantidades de alimentos que será necessário armazenar.

Ferramentas e equipamentos:

O menu, juntamente com a quantidade de consumidores que o seu restaurante serve, serão os elementos primordiais que te levarão para a seleção dos melhores utensílios e instrumentos de cozinha comercial para o seu estabelecimento.

Colaboradores e treinamento preparatório: 

Seu cardápio semanal, auxiliará a definir como contratar seus colabores e qual o melhor modo para treinar sua equipe. Se você definir e selecionar as opções do seu cardápio antes de contratar um chef ou cozinheiro, você precisa ter certeza de admitir alguém que tenha que conhecimento e experiência em preparar aquelas opções. O menu, pode também ter influência nos garçons que você emprega, por exemplo, se você tem a opção de vinho no cardápio, seria necessário contratar alguém especialista no assunto e que tenha realizado algum treinamento.

Marketing: 

Os itens do seu menu, auxiliam a determinar o conceito do seu estabelecimento no mercado. Sem o cardápio, você não tem o que divulgar e promover.

criar arte visual

Tipos de Cardápio.

Existem vários tipos de cardápios, entre eles:

  • Cardápio á-la-carte.
  • Cardápio table d’hote.
  • Menu misturado.

O cardápio á-la-carte, é utilizado normalmente, em empresas de fast food. Entretanto, pode ser utilizado em serviços completos, que incluem refeições completas e aperitivos. Com entradas, pratos principais e sobremesas separadas, seja pelo preço ou na hora de pedir.

No caso do cardápio table d’hote é montado combinações específicas de refeições, onde é disponibilizado a entrada, prato principal e sobremesa, com um preço fixado. Quando se tem opções em cada categoria, o consumidor pode misturar e formar uma combinação que se identifique mais. 

Por fim, o menu misturado os itens são oferecidos no estilo á-la-carte e os elementos são agrupados formando uma combinação.

Logo, você deve determinar o tipo do cardápio que melhor se encaixa em seu estabelecimento.

cardápio semanal

Os alimentos que podem incrementar o seu cardápio semanal, são:

Os Básicos: O arroz e o feijão, são as paixões dos brasileiros.

Acompanhamentos: Um alimento irresistível é a batata-frita ou batata sauté, ou então, bolinhos de arroz, polenta ou mandioca frita.

Saladas: O alface e tomate, são bastante consumidos, você pode complementar sua salada com outros vegetais e legumes, como cenoura, beterraba, couve, etc.

Massas: Macarrão, penne, spaghetti, talharim, ninho, parafuso e muitos outros.

Carnes: O ideal é servir dois tipos diferentes de carne por dia, caso o cliente não goste de uma das opções. Você pode oferecer: bifes, carnes de panela, lingüiças, peixes, frutos do mar, etc.

Projeto e layout do cardápio semanal.

Confira algumas dicas para o momento de elaborar o seu layout:

  • Garanta um menu com espaço e evite informações em excesso.
  • Faça a organização do menu de maneira estratégica.
  • Adicione um espaço para promoções exclusivas.
  • Use fotos e imagens com boa qualidade.

Agora que você já tem seu cardápio semana pronto, confira abaixo como criar conteúdo para divulgar seu estabelecimento.

Como montar imagens para divulgar seu estabelecimento com o Gera Post.

O Gera Post, é uma plataforma de criação de postagens para mídias sociais como o Instagram, Facebook, WhatsApp e Linkedin.

Passo a Passo:

Após o cadastro básico dos seus dados na plataforma, clique em “Monte sua Arte”.

Procure pelo nicho de mercado “Alimentos” e escolha entre templates quadrados ou formato stories para redes sociais.

Escolha uma, dentre várias bases disponíveis.

Clique em “Edite sua Arte”. Lá você pode enviar sua foto, escolher uma imagem de nosso banco de dados e inserir seu logotipo.

Após a criação, clique em “Salvar Base e Inserir Texto”.

Construa o texto que deseja inserir na publicação e faça o download em alta qualidade do seu projeto. Você tem agora, um post pronto para ser publicado em suas redes sociais.

Experimente clicando abaixo:

artes para stories no Instagram

Reveja seu conteúdo.

Você pode acessar todo seu conteúdo criado, clicando em “Minhas Artes” e rever suas criações de arte na plataforma.

Vantagens de ter um bom cardápio semanal e divulgar seu estabelecimento corretamente.

Trabalhar no ramo de alimentação, requer muita paciência, dedicação e cuidados com higiene e qualidade. O mesmo vale, na hora de preparar o cardápio semanal e preparar o material de divulgação do seu estabelecimento. O empreendedor, deve sempre buscar aprimorar os itens de seu cardápio e a apresentação do menu, que acabam sendo também a exposição do seu restaurante. Planejar e desenvolver um cardápio, exige atenção aos detalhes e demanda que você fique sempre de olho nas tendências e concorrentes.

Um bom cardápio semanal, traz diversas vantagens, tanto para os consumidores quanto para os donos de restaurante. A variação dos pratos, por exemplo, agrada o paladar do cliente e traz mais consumidores para o restaurante.

Maior volume de vendas, significa maior faturamento e mais chances de sucesso.

Blog Gera Post.

1 comentário em “<span class="dojodigital_toggle_title">Como criar cardápio semanal para seu restaurante.</span>”

  1. Pingback: Ver Stories no Instagram de forma automática em 2020.

Comentários encerrados.

Scroll Up