Construindo um plano pra enfrentar a crise.

Construindo um plano pra enfrentar a crise.

À medida em que as empresas passam por uma das maiores crises econômicas da história do mundo, sempre surgem grandes oportunidades.

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A dificuldade em ter “Plano B”.

O ponto mais impactante, é o fato de muitas empresas simplesmente não estarem preparadas para grandes emergências. De fato, pesquisas constatam, que apenas 49% dos membros de um conselho, dizem que suas empresas têm cartilhas e um real “Plano B” para cenários de crise prováveis. Além disso, apenas 32% dizem que suas empresas se envolvem em simulações e treinamentos para gerenciamento de crises.

As crises, são inesperadas por natureza e podem mudar rapidamente muitos aspectos da experiência humana. Por exemplo, a pandemia do COVID-19 chegou a várias indústrias de grande porte, incluindo viagens e gerenciamento de eventos, consequentemente causando desacelerações na economia global.

Mas saiba que, crise é sinônimo de oportunidade e, tudo isso, vai passar! Vamos ver esse cenário por outra ótica.

Todos nós gerenciamos algo em nossas vidas. Independentemente de gerenciarmos outras pessoas, uma organização inteira, vendas ou até nós mesmos, a administração faz parte do nosso dia a dia e inclui um planejamento em várias escalas. Uma direção bem traçada, traz uma sensação de controle.

O que acontece quando aplicamos essa definição de gerenciamento ao conceito de oportunidade? E se identificássemos e agíssemos conforme a oportunidade? Que oportunidade transformadora, isso promoveria para sua organização? Como isso, te daria a possibilidade de enfrentar a crise?

Crise, é uma forma de mudança ou interrupção, vinda de fora da sua organização ( macroambiente ) que afeta muito o status quo do seu negócio. Essa é uma descrição perfeita do que a pandemia fez com todos nós, independentemente do setor em que nos encontramos.

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O que é um plano de gerenciamento de crises e desenvolvimento de oportunidades?

O conceito referido para enfrentar a crise, refere-se ao seu processo de preparação e gerenciamento adequado de emergências que afetam diretamente as partes interessadas, funcionários, receita, clientes da sua empresa e possível redução de custos.

Os planos de gerenciamento de crises, são elementos vitais em suas relações públicas, pois ajudam a gerenciar sua reputação com seus clientes e seu público-alvo, além de focar na segurança e no bem-estar de seus funcionários.

Seu plano de gerenciamento de crises, também ajuda a manter a produtividade e a encontrar maneiras mais rápidas de resolver grandes problemas que afetam seus negócios. Quem não quer tranquilidade durante situações de emergência?

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Faça um check-up completo do seu negócio.

O melhor ponto de partida de qualquer plano para enfrentar a crise, é identificar ameaças realistas que podem prejudicar a saúde da sua empresa. Envolva a liderança e monte uma equipe dedicada de resposta a crises. Caso você não tenha uma grande equipe, procure tirar um período de tempo para trabalhar em cima dessa análise.

Essa lista de riscos relevantes, deve trazer à tona suas maiores vulnerabilidades. Quanto mais você souber sobre o que torna seu negócio vulnerável, mais preparado você estará para enfrentar a crise.

Após descobrir suas vulnerabilidades, vamos ver o quanto esse cenário de crise, pode afetar diretamente seu negócio. Será que terei que mudar minha abordagem de marketing? E a relação de trabalho com meus colaboradores? Meu produto terá que ser alterado?

Especifique as ações que você pode executar para enfrentar a crise.

É aqui, que você expõe todos os itens de ação dos planos de contingência associados a cada tipo de potencial crise nos negócios. Determine as etapas necessárias para cada resposta, bem como quais recursos são necessários e como os colaboradores específicos ajudarão.

Por exemplo, se você precisar recuperar um de seus produtos, é provável que seu plano de contingência inclua seu departamento de logística, que precisa receber os produtos defeituosos dos clientes, sua equipe de atendimento ao cliente para gerenciar as comunicações com os clientes atuais e sua equipe de marketing em campo.

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Estratégia rápida nas redes sociais.

Sua presença nas mídias sociais, oferece oportunidades incríveis para você expandir seu alcance, aumentando o reconhecimento da marca, o tráfego e a geração de leads. Mas também pode ser onde sua empresa é vista de maneira negativa pelos usuários.

Por exemplo, se as pessoas estão reivindicando serem clientes e compartilham experiências negativas, sua equipe de marketing precisa estar no topo de seus itens de ação para este plano.

Os planos de enfrentamento de crises, também devem incluir estratégias de monitoramento social, nas quais sua empresa tem representantes ouvindo as comunidades de mídia social e atualizando essas pessoas com novas informações por meio de uma comunicação previamente definida.

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Esperamos que você não precise reduzir os custos operacionais do seu negócio, mas em casos em que sejam necessários, o Gera Post oferece a solução mais econômica e prática do mercado, para você construir artes para as redes sociais e melhorar a maneira de mostrar como seu negócio está conseguindo enfrentar a crise.

Procure construir conteúdo positivo, para ser compartilhado nas redes sociais e levar uma mensagem bacana para seus clientes e manter a motivação de seus colaboradores.

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