Dicas para criar promoção no Facebook.

Dicas para criar promoção no Facebook.

Mas por onde começar? Como fazer e controlar a promoção? A seguir você verá algumas dicas para criar promoção no Facebook.

Se você trabalha com redes sociais ou vai começar a gerenciar alguma página no Facebook, pode querer criar promoções especiais ou sorteios na rede. Em alguns casos, eles são uma das melhores opções para chamar a atenção da audiência, garantir a divulgação gratuita de sua página e ainda atrair de forma rápida, uma enorme quantidade de fãs.

Mas quem acompanha o assunto, já sabe que existem dois problemas sérios com isso: O primeiro é com o Facebook, que tem regras rígidas para conteúdo promocional e o segundo é com as leis brasileiras, que impedem que você faça qualquer tipo de concurso sem autorização.

Para que você possa continuar com seus planos de divulgação sem ter qualquer dor de cabeça, confira no passo a passo, o que deve ser feito e o que deve ser evitado na hora de criar sua promoção no Facebook.

criar promoção no Facebook

Siga as regras do Facebook para promoções.

Muitas empresas, montam suas promoções baseadas em outras promoções que viram no Facebook. São promoções do tipo mande sua foto para nosso mural e peça para seus amigos curtirem ou compartilharem, ou senão, deixe um comentário para concorrer. 

Entre outras coisas, as diretrizes do Facebook dizem o seguinte:

Você não pode usar recursos ou funcionalidades do Facebook como curtir uma foto, fazer um comentário, compartilhar um texto como maneira da pessoa participar da promoção.

O fato da pessoa curtir a sua página ou comentar nela, não pode inscrevê-la automaticamente na promoção.

Você tem que notificar o ganhador através de um meio fora do facebook, seja email, telefone, etc.

O que é obrigatório, ao criar promoção no Facebook.

Para qualquer tipo de promoção, existe uma lista de exigências do Facebook a serem cumpridas:

É obrigatório fornecer as regras oficiais do concurso ou promoção.

Destacar as condições de elegibilidade. Restrições de idade do participante, cidade em que mora, etc.

As regras devem esclarecer que a promoção não é de qualquer forma patrocinada, endossada ou administrada pelo Facebook.

artes para Linkedin

As leis brasileiras.

No Brasil, desde a década de 70, concursos e promoções comerciais (aquelas que divulgam uma marca), são autorizados e fiscalizados pela Caixa Econômica Federal. Isso é feito para que o consumidor não seja lesado ao participar de promoções fraudulentas.

Neste ano, uma nova portaria passou a incluir nisso qualquer ação feita dentro de redes sociais, ou seja: as regras são válidas para o Facebook, Twitter, Pinterest e outras redes. Com isso, agora é necessário registrar qualquer promoção ou concurso realizado pela internet com abrangência nacional.

Crie promoções fáceis de entender.

Se a pessoa não entender a sua promoção em menos de 5 segundos, são grandes as chances dela não participar. No Facebook, as pessoas estão dando uma passada de olhos nas publicações buscando coisas interessantes. Se ela não entender de imediato o que ela pode ganhar, e como faz para participar, ela desiste da sua promoção.

Como fazer a sua primeira promoção no Facebook.

Veja alguns passos, que vão ajudar você a fazer a sua primeira promoção:

  • Defina seu objetivo.
  • Escolha o produto.
  • Defina a abrangência da promoção no Facebook (nacional, regional ou local).
  • Defina o que deve ser feito pelos participantes.
  • Defina um início e um término para a condição especial.
  • Divulgue!

Cada tipo de prêmio atrai um tipo de público-alvo.

Se você quer atrair pessoas interessadas em corrida, como forma de exercício, não adianta você sortear um Ipad. Você vai atrair um monte de gente interessada em Ipad, que não pretende correr tão cedo. De preferência, para sortear produtos ou serviços que você vende.

artes para Facebook

Alguns tipos de promoção no Facebook, para você se inspirar!

Cupons: 

Você cria cupons de desconto, visíveis somente para quem curtir a sua página, pode limitar o número de cupons por pessoa, dar cupons melhores para quem tem mais amigos curtindo a sua página e pode determinar quando os cupons estarão disponíveis para retirada do prêmio.

Sorteios:

As pessoas ganham números para o sorteio, quando participam da promoção. Por exemplo, você pode dar um número quando a pessoa se inscreve e mais 2 números para cada amigo dela, que também participar.

Uma variação para incentivar a pessoa a trazer o maior número de amigos, é dar prêmios extras para pessoas que atinjam uma determinada quantia de números para o sorteio.

Concursos de fotos:

As pessoas enviam fotos via aplicativo e as outras pessoas votam nas fotos. Quem tiver mais votos ganha. Uma boa aplicação deste tipo de concurso é pedir que as pessoas mandem fotos deles no seu estabelecimento ou usando o seu produto.

Blog Gera Post.

Scroll Up