Segmentação de clientes. Conheça o seu público-alvo.

Segmentação de clientes. Conheça o seu público-alvo.

Saiba como compreender as técnicas de segmentação de clientes, e defina seu público-alvo desejado em relação ao mercado escolhido.

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A primeira regra básica: 

Todo negócio se desenvolve a partir das necessidades e desejos dos clientes. Entender isso, é fundamental para desenvolver uma boa estratégia de segmentação.

Segunda regra básica: 

Não se pode ficar sem clientes por muito tempo. Por este motivo, devemos entende-los e escolhe-los em nossa segmentação.

A segmentação de clientes, é essencial para alcançar um nicho específico de público-alvo.

Isso ajuda a alcançar as pessoas com quem a marca realmente quer conversar, aumentando as chances de encontrar leads qualificados, gerar mais vendas, atender melhor e solucionar melhor as dúvidas dos seus clientes.

O que é segmentação de clientes?

O conceito de segmentação de clientes, é definido como uma divisão de pessoas com características similares. Como segmentação, entendemos que é necessário traçar um perfil do consumidor para conseguir encontrá-lo e se relacionar com ele, tornando ele, seu público-alvo.

A importância da segmentação de clientes.

É importante que as empresas tenham uma segmentação de público-alvo bem definida. Afinal, é a partir dela que é possível ter um norte na hora de encontrar clientes em potencial e, assim, conseguir encontrar a persona para o seu negócio.

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Bases para a segmentação de mercados consumidores.

O principal instrumento de embasamento do processo de segmentação de mercado é a pesquisa, seja ela com dados primários ou secundários. A tarefa dos profissionais de marketing, consiste em identificar o número apropriado e a natureza dos segmentos de mercado e selecionar como alvo um ou mais deles.

Independentemente do tipo de segmentação utilizado, o importante é ajustar o programa de marketing ao reconhecimento das diferenças entre clientes.

Segmentação demográfica: 

Pode-se decorrer por sexo, idade, renda da família, nível de escolaridade ou cargo.

Segmentação psicográfica: 

Personalidade, o próprio estilo de vida, a forma aventureira e moderna de se viver.

Segmentação de clientes por geografia: 

Por estado, bairro, localização , país e estado.

Segmentação comportamental: 

Práticas do dia a dia, o próprio consumo e a simples resposta dada a um produto ou serviço. Também se incluem, os benefícios que procuram na compra e ocasiões de compra.

A segmentação de mercado, possibilita um melhor conhecimento do mercado e resultados bem mais eficazes, desde um melhor atendimento dos consumidores, até a identificação de novas oportunidades de negócios até então ignoradas.

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Como fazer a segmentação de clientes.

Para fazer uma segmentação adequada, a empresa precisa reunir informações específicas sobre seus clientes e identificar padrões. Parte dessas informações pode ser adquirida por meio de pesquisas e também pela base de dados de um determinado site.

É importante que, constantemente, as empresas encontrem e gerenciem os dados dos seus consumidores, identificando oportunidades e mudanças de comportamento.

Aumento da competitividade.

Depois de saber quem são seus clientes e entender o que estão procurando, você pode persegui-los implacavelmente. E, uma vez que você sabe exatamente como seu produto ou serviço aliviará seus pontos de dor, você pode estar confiante de que seus esforços irão resultar em um aumento nas vendas e na receita.

Níveis de segmentação de marketing

Os níveis de segmentação de clientes, orientada ao marketing:

Mercado de Massa:

É considerado o marketing indiferenciado, porque um único composto de marketing é direcionado para todo o mercado, sem distinção.

Mercado de Nicho:

O nicho, é conhecido como um grupo que atua restritamente, podendo ser um segmento ou de uma área específica, onde há uma oportunidade para exploração de mercado.

Mercado Segmentado:

A empresa, reconhece e leva em consideração uma ou algumas diferenças significativas que possam existir entre seu publico-alvo e opta por tratá-los de forma distinta, preparando um plano de marketing específico para cada segmento.

Mercado Diversificado:

Vamos então pensar em uma escola que ofereça cursos. Este é um mercado bem amplo e facilitador na inserção de novos produtos. Exemplo: Um aluno que procura cursos em áreas de formações específicas.

Mercado Multilateral:

Quando ocorre a conexão entre mercados, de maneira que, um complementa o outro. Exemplo: Quando uma propaganda de serviços de telefonia, se conecta a um modelo de celular para venda do produto.

A função de segmentar o mercado, está atrelada a necessidade de homogeneizar as pessoas em grupos, pois, normalmente à primeira vista os grupos de consumidores são muito heterogêneos.

Com a segmentação de clientes, uma empresa poderá obter muitos benefícios. Pode elaborar trabalhos a frente da concorrência, e se dedicar à fatias de mercado que tenham melhores condições de atendimento.

Para isso, é necessário, estimar o seu mercado atual. Identificar os possíveis concorrentes, respectivas participações e o potencial de crescimento do mercado.

Personalização do conteúdo.

Um dos principais benefícios de segmentar seus clientes em público-alvo, é que você poderá fornecer-lhes conteúdo personalizado que quase certamente atrairá sua atenção.

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