Usando a Empatia no Marketing do seu negócio.

Usando a Empatia no Marketing do seu negócio.

Como aplicar a Empatia no Marketing? Saiba a importância de transmitir a mensagem certa para se comunicar com sua audiência.

Se você representa 44% das pessoas em todo o mundo, passou mais tempo nas mídias sociais durante a pandemia. Esteja você acompanhando as últimas notícias no Twitter ou conversando com a família no Facebook, a mídia social nos permitiu permanecer conectados.

Mas como proprietário de uma pequena empresa, você está usando mais tempo nas mídias sociais sendo empático com sua audiência?

Embora às vezes confunda com simpatia, que é compaixão por outra pessoa, empatia significa colocar-se no lugar de outra pessoa.

empatia no marketing

Empatia no marketing e seus benefícios.

É importante, adotar uma abordagem empática em todos os seus materiais de marketing digital, desde os artigos do seu site à estratégia de mídias sociais.

Como as mídias sociais oferecem uma ótima maneira de interagir com um grande público, você deve dedicar tempo e esforço para garantir que suas comunicações não sejam apenas atraentes, mas simpatizantes com o que as pessoas estão passando.

De acordo com pesquisas, cerca de 65% das pessoas eram mais leais às marcas com as quais sentiam uma conexão humana.

Portanto, para ajudar você a ficar, e permanecer conectado com seus clientes, aqui estão boas maneiras pelas quais um pequeno empresário pode criar uma presença na mídia social com um marketing de conteúdo mais empático.

Desenvolvendo a Empatia no Marketing.

Para as empresas, independentemente de seu porte ou atividade, desenvolver o marketing da empatia é essencial para se diferenciar, estabelecer e fortalecer vínculos com as pessoas, podendo, assim, aumentar sua reputação, visibilidade e expandir vendas.

Saber ouvir, compreender seus problemas, anseios e emoções é valorizar o consumidor, enxergar o mundo com mais clareza, reconhecer o cliente como personagem principal e entregar valor em vez de apenas produtos.

Se pensarmos que qualquer estratégia de marketing visa satisfazer as necessidades de seu público-alvo e realizar seus desejos, devemos primeiramente compreender as suas emoções mais profundas e avaliar em detalhes o que eles realmente querem.

A empatia, vem sendo muito usada pelas marcas para repensarem seu posicionamento e até no lançamento de produtos e serviços.

criar arte para Facebook

Pense no cliente, não na empresa.

Ao desenvolver um bom marketing da empatia, é importante centralizar seu conteúdo e postagens em torno dos interesses e preocupações do seu cliente, não da sua empresa.

Embora você se beneficie de uma certa quantidade de reconhecimento da marca, seu público-alvo ficará cansado e desinteressado quando todo o conteúdo da sua marca se concentrar na sua empresa, produtos, serviços e realizações.

Temos que reiterar a importância de consultar as personas da sua audiência ao criar conteúdo direcionado. Saiba com quem você está falando e esteja familiarizado com as lutas deles. Não permita que mensagens surdas e de marketing de massa “sujem” seu marketing.

Utilizando a estratégia em negociações.

Em negociações, a empatia pode ser uma arma muito eficaz. Quando você se coloca do lado da pessoa, ela se sente em uma posição mais confortável, longe de emoções fortes, onde ela não te ouviria, e entende mais claramente que ambos estão à procura de um melhor acordo.

Além do mais, esse posicionamento empático é bem visto pelo outro lado, o que melhora o relacionamento entre prospect e vendedor.

Mas atenção: ser empático não significa concordar em tudo com seu prospect. É importante manter-se firme e assertivo, mas ao mesmo tempo escutar e buscar entender as dores do outro. Você não precisa ter a mesma opinião que a outra pessoa para conseguir compreendê-la.

empatia no marketing

Empatia no marketing na prática.

Foque sua atenção em escutar. Diminua seu ritmo, tire um tempo para ouvir genuinamente a fala da outra pessoa. Ouvir irá lhe ajudar a expandir sua própria opinião.

Depois de ouvir, pergunte. Pergunte com a curiosidade de alguém que quer se colocar do lado do outro no caminho de resolução desses problemas.

Uma das melhores maneiras de confirmar se você entendeu as informações de forma correta e completa, é parafraseando o prospect. Coloque o que ele disse nas suas palavras demonstra que você ouviu e teve interesse sobre aquilo.

Quando achamos que a melhor maneira de ser empático é dar conselhos, estamos enganados. O fato de entender e ouvir o problema do prospect com atenção já melhora muito o relacionamento interpessoal.

Reavalie seu Marketing da Empatia com o cliente constantemente.

Da mesma forma que tudo muda, as aspirações do seu cliente mudam com o passar do tempo. A cada tempo que você passa no mercado, mais dados você vai ter sobre o seu cliente ideal. Assim, a assertividade na forma que você comunica, vai aumentar.

Se você concorda que a empatia no marketing, é o caminho para se relacionar melhor com os seus clientes, então fica a sugestão para começar agora mesmo a aplicar isso em seus negócios.

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